sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Devia ler isto todos os dias

Morre lentamente,
quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente,
quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente ,
quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca,
não se arrisca a vestir uma nova cor, ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente,
quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente,
quem evita uma paixão,
quem prefere o negro sobre o branco e
os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos,
sorrisos dos bocejos,
corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente,
quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente,
quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente,
quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece,
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo
exige um esforço muito maior que o simples facto de respirar.

Pablo Neruda

7 comentários:

  1. Já nessa altura ele tinha toda a razão!
    Só que ninguém lhe dava ouvidos....

    ResponderEliminar
  2. Sim, é lindíssimo!!! Recebi-o de um amigo no tempo em que estudava! Achei simplesmente divinal, no entanto também me parece perfeito demais ou seja, existem demasiadas condicionantes (factores externos) que não nos permite transpôr para a realidade...
    Bjk

    ResponderEliminar
  3. para mim das coisas que já li com mais sentido :)

    ResponderEliminar
  4. Isto é brilhante. Como num conjunto de palavras se conseguem dizer coisas tão directas, verdadeiras, que nos tocam profundamente e nos fazerm muitas vezes rever-nos a nós próprios (:
    Obrigada pela partilha*

    Mary

    ResponderEliminar
  5. De nada mary, obrigado pela visita :)

    ResponderEliminar